Face deve aumentar seu quadro de funcionários. |
A empresa pretende adicionar cerca de 1.200 novos funcionários,
resultado de investimentos agressivos que os executivos disseram que
definirão o próximo ano.
A Oculus Rift, fabricante de headsets de realidade virtual que o
Facebook adquiriu em um negócio de 2 bilhões de dólares no ano passado,
está entre as principais áreas determinadas para crescimento, com 54
vagas de emprego listadas no seu site, de acordo com a análise da
listagem, feita pela Reuters.
Entre os cargos que o Facebook precisa preencher para a Oculus, há
vagas para gerentes para supervisionar a logística, compras e
planejamento da cadeia de fornecimento global – um sinal, dizem alguns
analistas, de que o produto está se aproximando da sua fase de
lançamento comercial.
O mercado para headsets de realidade virtual ainda é novo. Mas se a
realidade virtual decolar no setor de jogos, entretenimento, comunicação
ou computação, o Facebook poderá estar no centro da nova plataforma com
a Oculus.
O esforço ambicioso do Facebook de construir seus próprios satélites e
drones capazes de oferecer serviços de Internet para regiões remotas do
mundo é outra área importante para contratações: o Facebook está
procurando especialistas em áreas como aviônica, comunicação de rádio
frequência e engenharia térmica. "Somos uma empresa ambiciosa, dirigida por um presidente ambicioso",
disse Sheryl Sandberg, vice-presidente operacional do Facebook em uma
entrevista à Reuters. "Nossa rede de usuários está crescendo, nossa
empresa também e queremos apoiar isso", disse, ressaltando que os
negócios do Facebook são muito mais amplos hoje do que há alguns anos,
com escritórios ao redor do mundo. As vagas de emprego são direcionadas desde a profissionais de vendas
quanto a engenheiros de software para a rede social com 1,35 bilhão de
membros. O rápido crescimento do Facebook acontece no momento em que a empresa
se expande para novos mercados e enfrenta a dura concorrência de rivais
da web, como o Google, o Grupo Alibaba, e empresas iniciantes bem
capitalizadas como a Snapchat. "Há uma relativa correlação direta entre o investimento deles em
pessoas, servidores e infraestrutura e a sua capacidade de se manterem
competitivos", disse o analista Colin Sebastian, da Robert Baird &
Co.
O Facebook tinha no final de setembro 8.348 funcionários em tempo
integral, muito menos do que os cerca de 55 mil funcionários do Google
ou dos aproximadamente 127 mil funcionários da Microsoft. (A Microsoft
anunciou no verão do hemisfério norte que pretende cortar 18 mil postos
de trabalho.)