O Google publicou um artigo batizado “Work the Way You Live”
(algo como “trabalhe do jeito que vive”, em português) no qual
compartilha sua visão sobre produtividade, espaço de trabalho e
colaboração em um ambiente digital moderno. No texto, a companhia pontua
questões do tipo: por quê no trabalho as coisas não acontecem na mesma
velocidade e alegria que acontecem nas nossas vidas pessoais?
Atualmente, as pessoas estão conectadas permanentemente, olhando para
as telas de seus telefones 150 vezes por dia (em média) para abrir e
compartilhar praticamente tudo em mídias sociais. Essas mesmas pessoas
esperam que seus empregadores lhes proporcionem os mesmos poderes para
usar, dentro dos portões da empresa, as tecnologias que usam no seu dia a
dia. O Google acredita em cinco princípios básicos que separam as empresas
que entregam esses atributos a seus colaboradores com certo sucesso e
aquelas que falham. Vejam quais são esses pontos:
Coloque o funcionário em primeiro lugar
O Google encoraja que empresas abracem ferramentas que podem ser
utilizadas de maneira fácil e intuitiva. Muitos colaboradores são
insatisfeitos com o que recebem dos departamentos de TI de suas
empresas, do hardware e software que recebem para trabalhar. A gigante
de buscas indaga: “Por que alguém precisa ser forçada a usar ferramentas
que elas não instalariam em seus smartphones pessoais?”. A experiência
dos usuários deveria ser prioridade, defende a empresa. Complexidades e
afetações afastam as pessoas. Se as ferramentas de trabalho que propõem
requerem muito treinamento, sua empresa está fazendo as coisas de um
jeito errado, afirma o Google.
Abrace e habilite o trabalho a distância
A companhia afirma saber que os legados tecnológicos corporativos
podem representar um desafio significativo, muitas vezes difícil de ser
superado. Agora, se o legado tecnológico limita a habilidade de os
funcionários executarem suas funções a partir de qualquer hora e lugar,
uma remodelação é necessária. O Google encoraja que empresas abracem
novas tecnologias que deem aos trabalhadores a liberdade de fazerem o
que precisa ser feito de qualquer lugar e dispositivo.
Crie um ambiente de satisfação
As empresas precisam abraçar a mídia social tornando mais fácil para
os funcionários se conectarem, colaborarem e dividirem experiência com
seus colegas. “Torne as informações relevantes para o trabalho simples e
acessíveis”, escreve a empresa no relatório. Corporações também
deveriam comunicar-se com funcionários diariamente para indicar e
reforçar como cada um deles e os times alinham-se aos objetivos e
estratégias da empresa.
Remova as barreiras da produtividade
Muitos empregados e equipes frequentemente encontram barreiras que
limitam sua produtividade. Ferramentas desatualizadas limitam a
colaboração, bem como dados distribuídos em silos, reuniões
intermináveis, assim como tantos outros processos abomináveis. Empresas
precisam trabalhar para remover essas barreiras e permitir um fluxo de
trabalho em tempo real que ajude a ampliar os níveis de produtividade.
Atraia e mantenha os nativos digitais
Nativos digitais, pessoas que cresceram imersas em um mundo já
digital, já se configuram em um terço da força de trabalho atual nos
Estados Unidos. Trata-se de um grupo que compartilha interesses em
comum, que quer empregos com algum significado para suas vidas e
reconhecimento. Na outra ponta, são também cheios de grandes
expectativas sobre a experiência no ambiente de trabalho e quanto às
tecnologias disponíveis. “Eles presumem que a empresa precisa ser aberta
e transparente. Esperam que sua experiência seja conectada,
colaborativa e orientada ao grupo”, define o Google.
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