segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Veja qual é a filosofia de Gestão do Google na busca para acolher bons funcionários.

O Google publicou um artigo batizado “Work the Way You Live” (algo como “trabalhe do jeito que vive”, em português) no qual compartilha sua visão sobre produtividade, espaço de trabalho e colaboração em um ambiente digital moderno. No texto, a companhia pontua questões do tipo: por quê no trabalho as coisas não acontecem na mesma velocidade e alegria que acontecem nas nossas vidas pessoais?

Atualmente, as pessoas estão conectadas permanentemente, olhando para as telas de seus telefones 150 vezes por dia (em média) para abrir e compartilhar praticamente tudo em mídias sociais. Essas mesmas pessoas esperam que seus empregadores lhes proporcionem os mesmos poderes para usar, dentro dos portões da empresa, as tecnologias que usam no seu dia a dia. O Google acredita em cinco princípios básicos que separam as empresas que entregam esses atributos a seus colaboradores com certo sucesso e aquelas que falham. Vejam quais são esses pontos:

Coloque o funcionário em primeiro lugar
O Google encoraja que empresas abracem ferramentas que podem ser utilizadas de maneira fácil e intuitiva. Muitos colaboradores são insatisfeitos com o que recebem dos departamentos de TI de suas empresas, do hardware e software que recebem para trabalhar. A gigante de buscas indaga: “Por que alguém precisa ser forçada a usar ferramentas que elas não instalariam em seus smartphones pessoais?”. A experiência dos usuários deveria ser prioridade, defende a empresa. Complexidades e afetações afastam as pessoas. Se as ferramentas de trabalho que propõem requerem muito treinamento, sua empresa está fazendo as coisas de um jeito errado, afirma o Google. 

Abrace e habilite o trabalho a distância 
A companhia afirma saber que os legados tecnológicos corporativos podem representar um desafio significativo, muitas vezes difícil de ser superado. Agora, se o legado tecnológico limita a habilidade de os funcionários executarem suas funções a partir de qualquer hora e lugar, uma remodelação é necessária. O Google encoraja que empresas abracem novas tecnologias que deem aos trabalhadores a liberdade de fazerem o que precisa ser feito de qualquer lugar e dispositivo. 

Crie um ambiente de satisfação 
As empresas precisam abraçar a mídia social tornando mais fácil para os funcionários se conectarem, colaborarem e dividirem experiência com seus colegas. “Torne as informações relevantes para o trabalho simples e acessíveis”, escreve a empresa no relatório. Corporações também deveriam comunicar-se com funcionários diariamente para indicar e reforçar como cada um deles e os times alinham-se aos objetivos e estratégias da empresa. 

Remova as barreiras da produtividade
Muitos empregados e equipes frequentemente encontram barreiras que limitam sua produtividade. Ferramentas desatualizadas limitam a colaboração, bem como dados distribuídos em silos, reuniões intermináveis, assim como tantos outros processos abomináveis. Empresas precisam trabalhar para remover essas barreiras e permitir um fluxo de trabalho em tempo real que ajude a ampliar os níveis de produtividade. 

Atraia e mantenha os nativos digitais
Nativos digitais, pessoas que cresceram imersas em um mundo já digital, já se configuram em um terço da força de trabalho atual nos Estados Unidos. Trata-se de um grupo que compartilha interesses em comum, que quer empregos com algum significado para suas vidas e reconhecimento. Na outra ponta, são também cheios de grandes expectativas sobre a experiência no ambiente de trabalho e quanto às tecnologias disponíveis. “Eles presumem que a empresa precisa ser aberta e transparente. Esperam que sua experiência seja conectada, colaborativa e orientada ao grupo”, define o Google.

Recompartilhado de Compurterworld




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
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