Segundo pesquisa realizada pela
ManpowerGroup, empresa multinacional de solução e gestão de pessoas, o
profissional de TI está entre os 10 mais procurados no Brasil e no
mundo. Para a analista de recrutamento e seleção da eWave do Brasil –
que conta com serviço de RH especializado em TI e desde 2006 atua
auxiliando empresas a encontrarem e contratarem profissionais da área –,
Giovana Guimarães Piazzetta, há uma carência de profissionais no
mercado, mas principalmente com a qualificação adequada.
“No mercado de TI, assim como em outras áreas, também é possível
perceber um déficit na qualidade do profissional. Por isso, em nossos
processos seletivos, buscamos recrutar aquelas pessoas que buscam sempre
estar estudando e fazendo cursos, e vemos com bons olhos profissionais
que tiram certificações”, comenta. Segundo ela, a exigência das provas
de certificações – além de serem em inglês – contribuem para comprovar a
qualificação do profissional.
Outro fator importante na área de TI é conhecimento específico avançado
dentro de uma das inúmeras áreas que o setor engloba. A meu ver, esta
carência esta vinculada a falta da capacitação dos profissionais de RH.
“O universo de TI é um mundo totalmente à parte das demais esferas do
mercado. São inúmeras tecnologias, nomenclaturas e atividades e os
profissionais precisam especializar-se em determinada área e buscar a
fundo o conhecimento teórico e prático do assunto, além de acompanhar as
atualizações relacionadas a ele”, observa.
Apesar do conhecimento específico, cada vez mais o profissional de TI
precisa se afastar do perfil antiquado estritamente técnico, que
limitava o dia-a-dia ao trabalho no computador. “As empresas buscam
profissionais que saibam trabalham em equipe, que consigam se comunicar
com clareza e exatidão e tenham capacidade de negociar.”
Segundo Giovana, este especialista precisa saber discutir projetos com
maleabilidade, encontrando juntos com as outras áreas da empresa, as
melhores soluções de TI para a busca de bons resultados. “É necessário
uma visão global de negócios, entendendo que a tecnologia é uma
ferramenta que pode garantir mais competitividade para a empresa.”