A internet possibilitou que jovens com
ideias revolucionárias fizessem fortuna antes de completarem seus 30
anos. Mark Zuckerberg e seu Facebook são um dos exemplos destes
milionários. Porém, há na história casos de pessoas que, com menos de 18
anos, ganharam muito, muito dinheiro graças à internet. Nesse Top 10,
você confere algumas dessas histórias.
Harli Jordean
O londrino se tornou milionário em 2011, aos oito anos, após abrir uma
loja virtual especializada em vender bolinhas de gude, a "Marble King". O
garoto decidiu começar o negócio após ter sua coleção roubada por
crianças mais velhas e, ao tentar comprar novas bolinhas pela internet,
viu que não existiam tantas opções de sites que vendessem o produto.
Após pedir permissão para seus pais, Harli iniciou seu empreendimento e
hoje tem pedidos de vários lugares do mundo.
Com 17 anos, o jovem inglês vendeu seu aplicativo Summly para o Yahoo
em 2013 – estima-se que a empresa tenha pago US$ 30 milhões (cerca de R$
60 milhões) ao adolescente. "Se você tem uma boa ideia, ou acha que
existe espaço no mercado, vá lá e lance [seu projeto]", aconselhou o
criador do programa para leitura de resumos de notícias em telefones
celulares. Com a venda, virou funcionário o Yahoo em Londres.
A garota tinha 14 anos em 2004, quando pegou emprestado US$ 8 (cerca de
R$ 16) de sua mãe e criou o site "WhateverLife", que fornecia layouts
para MySpace e tutoriais de HTML. Com o sucesso, Ashley largou a escola e
em menos de dois anos chegou a arrecadar US$ 70 mil (R$ 140 mil) por
mês com publicidade. A plataforma recebeu vários tipos de propostas
(inclusive a oferta de um carro, à sua escolha), mas a garota se recusa a
vendê-lo.
O único brasileiro deste Top 10 fundou o site de buscas "Aonde" em
1997, quando tinha 14 anos. Seu investimento inicial foi de R$ 150 e,
após dois anos, o buscador chegou a valer R$ 10 milhões. Ele recebia, em
média, quatro milhões de visitantes por mês. Edgar não quis vender seu
empreendimento enquanto ainda estava dando lucro e acabou perdendo
mercado para outros portais de busca maiores, como o Google e o Yahoo!.
A garota começou seu empreendimento com 10 anos, em 2001, quando teve a
ideia de criar um site feito por e para meninas. O "Miss O and Friends"
é um espaço no qual as garotas podem trocar ideias, jogar, fazer
testes, entre outras coisas particularmente femininas. O site é visitado
principalmente por garotas de 8 a 12 anos. Aos 16 anos, Juliette
escreveu um livro focado no universo feminino juvenil. Hoje sua página,
estima-se, vale mais de US$ 15 milhões.
Em 2005, aos 15 anos, a garota convenceu seu irmão mais velho criar uma
versão online para o livro escolar anual, algo muito comum nos Estados
Unidos. No primeiro ano do "myYearbook", mais de 950 mil usuários se
cadastraram. Em cinco anos, o site valia cerca de US$ 10 milhões (R$ 20
milhões). A rede social é uma mistura de Facebook com Friends Reunited e
é voltado principalmente para adolescentes abaixo dos 18 anos.
O canadense, aos 16 anos, teve a ideia de criar um site que reunisse as
letras de suas músicas favoritas. Isso foi em 2001. Dois anos depois, o
projeto se tornou uma empresa, a "MetroLyrics". O site recebe cerca de
50 milhões de visitantes por mês e é um dos seis mais populares na
categoria de música. Sua renda vem principalmente de publicidade. Milun
chegou a fazer seu primeiro milhão de dólares com site e vendeu seu
empreendimento anos depois para a CBS.
Em 2001, com 14 anos, o americano se trancou no quarto por três dias e
saiu de lá com a ideia de montar o "BizChair". Com US$ 500 (cerca de R$
1.000) fornecidos pelo padrasto, o garoto criou uma loja virtual
especializada em vender móveis de escritórios, que também eram feitos
pelo padrasto. Hoje, a empresa tem faturamento anual de mais de U$ 55
milhões (cerca de R$ 110 milhões). Estima-se que o garoto acumule uma
fortuna de US$ 42 milhões (cerca de R$ 84 milhões).
Aos 12 anos, o americano montou seu primeiro empreendimento ao comprar e
revender pelúcias pela internet. O ano era 2002. Entretanto, o que lhe
rendeu dinheiro graúdo foi a criação do Surfingprizes.com, um software
de pop-ups, que jogava peças de publicidade no navegador das pessoas.
Após fazer algumas parcerias com sites de anúncios, seu empreendimento
prosperou. Por fim, ele vendeu a empresa e aos 15 anos alcançou seu
primeiro milhão de dólares.
Aos 14 anos, em 2002, fundou a "Comcate", empresa que desenvolve
softwares com o intuito de auxiliar os governos de comunidades locais a
resolver as queixas de seus cidadãos. Três anos depois, o garoto era um
dos 25 empreendedores com menos de 25 anos mais bem sucedidos. Quando
terminou o colegial, Ben passou um ano viajando e escrevendo um livro
sobre suas experiências. Hoje ele é o CEO da empresa e recebe, em média,
US$ 750 mil por ano (cerca de R$ 1,5 milhão).