Nesta Terça (30) chegará ao fim exatamente 10 anos e 8 meses depois de criada a maior rede social dos anos 2000. O Orkut.
Lançada em 24 de Janeiro de 2004 pelo Engenheiro de Software turco Orkut Büyükkökten (Atualmente com 39 anos) como um projeto independente quanto era estudante da Universidade de Stanford e depois enquanto trabalhava no seu futuro comprador o Google, o Orkut foi um sucesso nos anos 2000 principalmente entre os brasileiros (País com mais usuários no mundo cerca de 42 milhões no auge). Mesmo o foco de seu criador ser os EUA.
É tanto que em 2008 já com o Google no comando, foi decidido que sua matriz seria aqui no Brasil (Teria sido esse o erro ?) pois quem dava a palavra final sobre qualquer mudança era os brasileiros do Google.
O fato é que o Orkut fazia sucesso principalmente com suas comunidades, algumas bem polêmicas, ou com aqueles convites para ganhar uma vaga na nova layout (lembra quando voce implorava por um?). Os vírus que fizeram 'sucesso' coisa que não é muito diferente do Facebook hoje em dia. E os depoimentos? o BuddyPoke? então!
Ah! Orkut fará uma certa falta sim! vamos ver numa linha do tempo como foram esses 10 anos.
2004
Orkut Büyükkökten lança o seu projeto independente uma rede social com seu próprio nome: Orkut em 24 de Janeiro.
2005
No dia 1 de Janeiro um hacker brasileiro chamado "Vinícius K-Max" atacou o Orkut roubando comunidades. Começava ai os problemas do Orkut.
O Orkut ganha versão em português em 5 de Abril.
2006
No dia 19 de Junho uma equipe de segurança da informação descobriu um worm que roubava os dados bancários de usuários e era espalhado pelo uma falsa imagem.
Ainda em 2006 um estudante foi denunciado por racismo.
2007
No dia 16 de Janeiro o Grupo RBS comprou uma comunidade com 72 mil usuários e pagou 2 mil reais.
Dia 19 de Dezembro outro worm atacou a rede social, novamente criado por um brasileiro que infectou cerca de 700 mil usuários.
2008
No dia 1 de Abril a rede social trollou todo o Brasil ao trocar seu nome para "yogurt".
No dia 07 de Agosto o Google Brasil assume o comando da rede social.
No dia 20 de Dezembro surge a funcionalidade "amigos em comum".
No dia 30 de Dezembro um novo template é lançado.
2009
Na tentativa de manter o topo é lançado o "Novo Orkut" com direito a coletiva de imprensa no dia 29 de Outubro.
2011
O Facebook começa a encostar, a equipe do Orkut pouco faz, a única mudança é na sua logotipo em 17 de Maio.
No mês de Dezembro o inevitável aconteceu: O Twitter e Facebook vieram como avalanches, o Face já registrava 36 milhões de usuários contra 34 milhões do Orkut.
2012
O Facebook assume de vez o posto de primeiro lugar no Brasil, além do Twitter ultrapassar jogando a rede social do Google apenas para o 3° lugar.
2013
Os desenvolvedores do Orkut, literalmente pararam e viram despencar cerca de 96% sobrando apenas 5 milhões de usuários. Sendo superado até pelo modesto Ask.fm
2014
Em um comunicado no dia 30 de Junho, o Google anunciou para hoje (30 de Setembro) o encerramento oficial da rede.
Conclusão
A queda do Orkut deu-se culpa tanto de seus usuários (sendentos por novidades) e com vários ataques a rede por parte dos brasileiros (50% do total dos usuários totais), quanto por seus mantenedores que pouco realizam, e apenas pensavam numa maneira de ganhar dinheiro, coisa que nosso caro amigo Mark ganha muito bem no Facebook.
Então fica a pergunta, rede social, os sites as coisas na internet tem prazo de validade? será que na década de 2020 vamos testemunhar o fechamento do Facebook?
Cenas dos próximos capítulos.