Foto: Aga Health / Divulgação. |
Idealizado por uma startup gaúcha, um aplicativo pretende ajudar
pacientes a enfrentar as filas e as longas horas de espera em unidades
de pronto atendimento e hospitais de todo o Brasil. O Aga Emergência,
disponível desde a última sexta-feira para celulares com o sistema
Android, é um projeto da Aga Health, com sede em Carazinho.
O app pesquisa os endereços dos serviços de urgência e emergência em um raio de até 25 quilômetros, permitindo que o usuário escolha para onde se dirigir de acordo com a lotação e o tempo previsto de espera. O funcionamento é semelhante ao do Waze, para o trânsito, que estima o tempo de deslocamento e o melhor percurso – as informações são inseridas pelos próprios usuários nos dois casos.
– O aplicativo funciona se as pessoas informarem a situação da emergência onde estão. Ele depende da população – salienta o cirurgião otorrinolaringologista Geraldo Jotz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Jotz prestou consultoria para a elaboração do app colaborativo. Até o início da tarde de ontem, eram 958 downloads, com uma média de quatro usuários se cadastrando e informando dados por hora, em diferentes Estados. Em Porto Alegre, apenas no primeiro dia, 84 atendimentos foram detalhados via celular ou tablet.
De acordo com Alexandre de Freitas, bacharel em sistemas de informação e um dos desenvolvedores do Aga Emergência, a espera para os atendimentos clínicos é determinada a partir da classificação de risco de cada caso (se é uma situação mais ou menos grave, por exemplo). O aplicativo calcula uma média de acordo com todos os dados inseridos no sistema.
– É possível também avaliar o atendimento recebido. A pessoa pode ver se a unidade tem avaliação negativa ou positiva – explica Freitas.
O app pesquisa os endereços dos serviços de urgência e emergência em um raio de até 25 quilômetros, permitindo que o usuário escolha para onde se dirigir de acordo com a lotação e o tempo previsto de espera. O funcionamento é semelhante ao do Waze, para o trânsito, que estima o tempo de deslocamento e o melhor percurso – as informações são inseridas pelos próprios usuários nos dois casos.
– O aplicativo funciona se as pessoas informarem a situação da emergência onde estão. Ele depende da população – salienta o cirurgião otorrinolaringologista Geraldo Jotz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Jotz prestou consultoria para a elaboração do app colaborativo. Até o início da tarde de ontem, eram 958 downloads, com uma média de quatro usuários se cadastrando e informando dados por hora, em diferentes Estados. Em Porto Alegre, apenas no primeiro dia, 84 atendimentos foram detalhados via celular ou tablet.
De acordo com Alexandre de Freitas, bacharel em sistemas de informação e um dos desenvolvedores do Aga Emergência, a espera para os atendimentos clínicos é determinada a partir da classificação de risco de cada caso (se é uma situação mais ou menos grave, por exemplo). O aplicativo calcula uma média de acordo com todos os dados inseridos no sistema.
– É possível também avaliar o atendimento recebido. A pessoa pode ver se a unidade tem avaliação negativa ou positiva – explica Freitas.
A secretaria da Saúde da Capital pretende observar os fluxos de
atendimento no aplicativo e utilizar a base de dados para,
eventualmente, aprimorar processos de gestão.
Como funciona
– O aplicativo Aga Emergência está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Android. Até o dia 30 de setembro, deve ser liberado para iOS e Windows Phone. O download é gratuito.
– Depois de instalar o app no smartphone ou no tablet, deve-se preencher um breve cadastro. O sistema identifica a localização do dispositivo e permite a realização de uma busca por unidades de pronto atendimento e hospitais, públicos e privados, num raio de até 25 quilômetros. O usuário então escolhe aonde vai.
– É possível verificar a distância até a unidade de saúde, o tempo de espera, o número de pessoas em atendimento e a avaliação do serviço (positiva ou negativa) feita pelos pacientes. O Aga Emergência calcula a média de tempo na fila a partir dos dados inseridos pelos usuários.
– O app é colaborativo e depende das informações fornecidas pelos usuários, distribuídas em tempo real. Pode ser usado em qualquer cidade do país.
Como funciona
– O aplicativo Aga Emergência está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Android. Até o dia 30 de setembro, deve ser liberado para iOS e Windows Phone. O download é gratuito.
– Depois de instalar o app no smartphone ou no tablet, deve-se preencher um breve cadastro. O sistema identifica a localização do dispositivo e permite a realização de uma busca por unidades de pronto atendimento e hospitais, públicos e privados, num raio de até 25 quilômetros. O usuário então escolhe aonde vai.
– É possível verificar a distância até a unidade de saúde, o tempo de espera, o número de pessoas em atendimento e a avaliação do serviço (positiva ou negativa) feita pelos pacientes. O Aga Emergência calcula a média de tempo na fila a partir dos dados inseridos pelos usuários.
– O app é colaborativo e depende das informações fornecidas pelos usuários, distribuídas em tempo real. Pode ser usado em qualquer cidade do país.