O processo de tomada de decisão tem sido transformado a partir de sua inserção em sistemas de informações capazes de gerarem possibilidades e reproduzirem cenários de acordo com premissas e dados estabelecidos. Esses sistemas não produzem apenas informações gerenciais, mas dão suporte à tomada de decisão dos gestores. Este artigo conceitua e descreve os sistemas de apoio à decisão, especificando suas características, estrutura e exemplificando sua aplicação estratégica nas organizações.
Os primeiros SAD´s datam da década de 1960, nascidos devido à competitividade crescente entre as empresas e a disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações. Para que essa competitividade seja mantida, um SAD deve possuir diferenciais sobre os demais sistemas, tais como:
- Manipulação de grandes volumes de dados – sistemas avançados de gerenciamento de bancos de dados permitem que o administrador busque informações em bancos de dados utilizando um SAD.
- Obtenção de dados de fontes diferentes – Um SAD tem capacidade de acessar dados externos à organização e integrá-los aos internos;
- Flexibilidade de relatórios gerenciais – Enquanto um SIG comumente emite relatórios de formato único (geralmente impressos), um SAD possui relatórios dos mais variados formatos, tantos textuais, quanto gráficos, a critério do tomador de decisão;
- Execução de rotinas de otimização e heurística – Um SAD tem a capacidade de encontrar a melhor solução em problemas simples (otimização) e encontrar uma solução considerável em problemas complexos (heurística);
- Execução de análises de simulação – Um SAD faz modificações hipotéticas aos dados do problema para observar os impactos nos resultados;
- Suporte para diversos níveis na tomada de decisão – Os SAD´s auxiliam gerentes de todos os níveis de uma organização (operacional, tático e estratégico);
Alguns tipos de SAD.
1. Um SAD model-driven enfatiza o acesso e manipulação estatístico, financeiro, otimizado, ou modelo de simulação. Utiliza-se dados e parâmetros providos pelos usuários para assistir a tomada de decisão analisando uma situação; não há necessidade um grande volume de dados.
2. Um SAD communication-driven auxilia mais de uma pessoa trabalhando em tarefas compartilhadas;
3. Um SAD data-driven gerencia, recupera e manipula informações não-estruturadas em uma variedade de formatos de armazenamento.
4. Um SAD knowledge-driven provê especialização na solução do problema através de conhecimentos armazenados como fatos, regras, procedimentos ou estruturas similares;
5. Um SAD tradeoff-driven é um sistema de apoio à decisão (possivelmente colaborativo) que provê a tomada de decisão envolvendo trade-offs entre diferentes vantagens e desvantagens, usando o conhecimento armazenado. Usando o escopo como critério, Power (1997) classifica como SAD Empresarial e SAD Desktop. Um SAD Empresarial é ligado a um grande data warehouse e servidores de muitos gerentes em uma companhia. Um SAD Desktop é um sistema pequeno que roda para um gerente em um PC.