Crackers criaram uma nova espécie de ransomware nunca vista para ciberataque mundial. |
O ciberataque mundial que está assustando empresas, órgãos e usuários de computadores com sistema Windows em diversos países inclusive no Brasil, é resultado de uma nova espécie de vírus ransomware.
Segundo o portal UOL Tecnologia, o analista de segurança da informação da Kapersky, Fabio Assolini, o ransomware (vírus que sequestra computador e só libera após pagamento) usado no ataque mundial na sexta-feira (12 de maio de 2017), é totalmente novo por ter características de Worm, que se utiliza de uma rede de computadores para se espalhar sozinho.
"Esse vírus de resgate é totalmente novo em seu vetor, usa uma maneira diferente para se disseminar, tem a característica de Worm. Basta infectar um e todos os outros são infectados. Se o computador está conectado a internet, pode ser atacado", explica Assolini.
Vírus pode atacar usuários domésticos.
Assolini ressalta que o ransomware pode ser transmitido também em nossa casa, sem a necessidade de a gente clicar em nada. "Os ataques são automatizados, os cibercriminosos estão atirando para todos os lados. Ele ataca se o computador estiver online e com o sistema Windows desatualizado".
É o primeiro ransomware que explora uma vulnerabilidade conhecida em formato de Worm.
Fonte: UOL Tecnologia.